QUEM SOMOS
A Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco (REMDIPE), têm na presente iniciativa, o objetivo de fortalecer e fomentar as inúmeras redes de solidariedade surgidos no combate e prevenção ao Covid-19 nos povos indígenas.
Nossa rede de solidariedade propõe promover inicialmente duas principais ações. A primeira delas, é visibilizar as situações das terras indígenas de Pernambuco em tempos da pandemia por meio de boletins semanais, com informações de cada região. Para aprofundar nosso estudo, elaboramos questionários para compor um diagnóstico sobre as diferentes situações locais de cada território, suas demandas e necessidades; A segunda, é apoiar e promover campanhas de levantamento de recursos financeiros, promovida pelas organizações indígenas., para à aquisição Equipamento de Proteção Indivudual (EPI’s) , itens de higienização, alimentos, entre outras coisas, para garantir o bem viver das famílias indígenas enquanto durar a incidência da doença.
A nosa campanha de arrecadação, junto com a nossa rede, é promovida pela: Comissão de Professores/as Indígenas em Pernambuco (COPIPE), Comissão de Juventude Indígena em Pernambuco (COJIPE) e Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME).
Convidamos todes para se juntar a essa rede de apoio à causa indígena. Vamos juntes propagar informações afim de sensibiliza o poder público e divulgar ações sociais colaborativas.
Em tempos que a solidariedade é um meio urgente para prover ajuda básica. Saiba mais
Que nossa solidariedade seja maior que a pandemia!!!
A REMDIPE é composta por organizações da sociedade civil, grupos vinculados às universidades e movimentos indígenas, juntos na defesa dos direitos humanos, o objetivo de acompanhar a efetivação de direitos e de políticas públicas voltadas para os povos indígenas de Pernambuco.