O enfrentamento à pandemia da COVID-19 pelos povos indígenas no Estado de Pernambuco,
Estes questionários pretendem compreender melhor a realidade dos povos indígenas de Pernambuco, frente à situação de pandemia do Coronavírus. Quem está promovendo essa pesquisa é a REMDIPE – Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas de Pernambuco, que reúne organizações indígenas e não indígenas. Junto com A APOINME, COPIPE e COJIPE pretendemos, através dos questionários, pensar em estratégias de enfrentamento às situações de risco e de vulnerabilidade para o novo coronavírus nas comunidades indígenas.
Para isso, fizemos questionários direcionados aos povos indígenas de Pernambuco, às suas lideranças e aos trabalhadores e trabalhadoras das equipes de saúde indígena. Abaixo você encontra o link para cada público.
Não existe resposta certa nem errada no questionário. O objetivo é compreender os impactos dessa pandemia. É importante que você responda todas as perguntas para que sua participação seja registrada.
Agradecemos a sua participação neste estudo.
Os questionários foram elaborados em conjunto com os professores Alexandre Gomes (UFPE) e Kelly Oliveira (UFPB), e a graduanda em medicina Mª. Eduarda Spencer (UFPE), p/ o diagnóstico situacional como parte das ações da REMDIPE.
» Questionário 1 – DIRECIONADO A TODOS OS INDÍGENAS DE PERNAMBUCO
Visão dos indígenas sobre impactos do coronavírus nos povos indígenas de pernambuco
Questionário 2.1 - COORDENADORES(AS) DE POLO BASE
» Questionário 2.2 - AIS, AISANS E EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DE SAÚDE
» Questionário 2.3 – DIRECIONADO A CURADORES E CURADORAS TRADICIONAIS, (INCLUINDO PAJÉS, BENZEDEIRAS, REZADEIRAS, BENZEDORES, REZADORES), PARTEIRAS E OUTRAS PESSOAS DE CIÊNCIA)
Situação da Pandemia na realidade de PESSOAS DE CIÊNCIA dos povos indígenas de Pernambuco
» Questionário 3 – DIRECIONADO A LIDERANÇAS E REPRESENTANTES INDÍGENAS